
Quando as angústias não são digeridas, o corpo exige uma mudança de atitude. Muito se especula sobre a influência do estado emocional no surgimento de tumores. É claro que ninguém aqui vai afirmar que qualquer tristeza ou raiva vai detonar um tumor. Mas sabemos que o estado emocional afeta profundamente o ser humano, em todos os sentidos, inclusive na possibilidade de desenvolvimento de doenças, sejam elas graves ou não , diz a psicóloga e psico- oncologista Maria Belmira Paes de Almeida Garcia, de São José do Rio Preto, no interior paulista. Isso porque as reações emocionais disparam a produção de uma série de substâncias que podem abalar a eficácia do sistema imune. A psiconeuroimunologia vem ganhando força por demonstrar a interferência entre os estados emocionais e a reação física, levando a alterações orgânicas. Maria Belmira, diz que todo sentimento e emoção, precisam ser respeitados e compreendidos para não se tornarem prejudiciais ao corpo, do contrario cria-se uma situação estressante, onde o corpo emite alguns avisos, como uma dor de estômago. Sem dar a devida atenção, isso poderia virar algo mais sério como uma úlcera. E, se mesmo assim, as angústias não são "digeridas", entendidas, aceitas, o corpo grita, podendo surgir então o câncer , acredita a psicóloga. O emocional interfere diretamente no tratamento e na perspectiva futura. Se a pessoa não aceita seu diagnóstico, automaticamente vai rejeitar o tratamento, levando obviamente a um grande risco de fracasso, se aceitar e se comprometer, ele pode mudar o resultado. A reação é extremamente individual, e varia em função da história de vida, do que já ouviu falar sobre a doença, sobre como encarou a doença de alguém próximo. É necessário encarar o problema de frente, sem se esconder dele, nem tentar disfarçá-lo. Muitas vezes o otimista demais pode achar que a realidade é fácil, e nem sempre é, frisa Maria Belmira.
Claro, o câncer coloca a pessoa em uma situação limite. E carrega um estigma de morte e de sofrimento. A partir da experiência da vivência do diagnóstico do câncer, a pessoa pode começar a valorizar sua vida como nunca havia feito antes, passando a repensá-la, e vivê-la como se cada minuto fosse o único sem significar que seja o último.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/1454-Reacoes-emocionais-negativas-servem-de-gatilho-para-o-cancer.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário